Muito se fala sobre a necessidade de ter uma vistoria de imóveis transparente, imparcial e completa. Afinal, ela é que vai garantir com que todas as partes envolvidas na locação ou venda sejam resguardadas.
E, para que todos esses elementos estejam presentes é preciso ter padronização, principalmente quando se tem muitos imóveis para serem vistoriados em um curto período.
Ter padrão nas vistorias é criar métodos e processos que devem ser seguidos à risca em todo o imóvel vistoriado. Assim, nenhum detalhe é perdido, além de atestar a lisura e a imparcialidade dos laudos produzidos.
Neste texto vamos mostrar porque determinar um padrão na vistoria de imóveis é fundamental para o relacionamento com o cliente.
Como funciona a padronização na vistoria de imóveis
A padronização na vistoria de imóveis nada mais é do que determinar, de maneira didática e precisa, todos os elementos que devem ser observados no imóvel.
Esse processo pode até parecer simples, porém ele exige bastante precisão para ser construído. Vamos a um exemplo prático:
Imagine que você não tem uma lista padrão de checagem, e na ocupação e desocupação você observa pontos diferentes no imóvel. Dessa maneira, fica difícil determinar as responsabilidades de possíveis reparos, por não ter um histórico de processo a ser seguido.
Agora, se você tem um método e um processo igual para todos os imóveis, independente do tamanho, fica fácil comparar as vistorias de entrada e saída.
Além disso, você garante que nenhum detalhe passe despercebido, evitando uma enorme dor de cabeça com proprietários e inquilinos.
Saiba os benefícios de ter uma vistoria de imóveis padronizada
Como mencionamos anteriormente, a padronização da vistoria de imóveis é o que garante que esse serviço seja executado com precisão, imparcialidade e qualidade. E isso traz diversos benefícios para o corretor, que está na linha de frente na relação com o cliente.
O primeiro deles é saber o que de fato precisa ser vistoriado. Claro que existem os itens básicos, como a condição da mobília, das paredes e dos cômodos. Mas, é preciso ir além do que está visível.
Por isso, é fundamental ter um checklist que contemple todos os aspectos do imóvel, estejam eles à mostra ou que precisem ser testados, como é o caso de tomadas e interruptores.
Outra vantagem da padronização de vistorias é o ganho de tempo. Quando você sabe exatamente o que precisa verificar e testar no imóvel, o processo se torna mais ágil e eficiente.
Assim, você irá construir um laudo de vistoria completo e robusto, que servirá como um guia em toda a locação. Além disso, ele também se torna um instrumento importante na hora de resolver conflitos referentes a eventuais danos de uso no imóvel.
Como usar a vistoria de imóveis padronizada a seu favor
Otimização de tempo, aumento na qualidade do serviço, mais segurança para locador e locatários. Essas são as principais vantagens que a vistoria de imóveis padronizada traz para o profissional envolvido no processo de locação.
Separamos quatro maneiras de usar a padronização de vistorias a seu favor. Confira:
#01 – Foque na experiência do cliente
Se você faz as vistorias na imobiliária, a padronização ajuda a ganhar mais tempo para focar no atendimento e na experiência do cliente.
Isso significa priorizar fatores como a entrega pontual de relatórios das vistorias, estar disponível para tirar eventuais dúvidas do inquilino, além de fazer com que o processo de desocupação e ocupação do imóvel aconteça sem estresse ou burocracias.
#02 – Proporcione vistorias mais robustas aos clientes
A padronização da vistoria de imóveis permite com que os laudos sejam mais completos e detalhados. Assim, você agrega mais valor ao processo de locação, entregando um relatório diferenciado, com todos os registros fotográficos e descritivos da condição do imóvel.
#03 – Delegue as vistorias para outros profissionais
Você sabia que hoje já existem profissionais qualificados e treinados só para realizar o serviço de vistorias?
Pois é, algumas empresas que prestam serviços imobiliários, como o GrupoRV, têm se dedicado a formar cada vez mais vistoriadores treinados e altamente capacitados para realizarem as vistorias padronizadas, imparciais e altamente detalhadas.
Essa é uma solução prática para você que ainda não tem um sistema de vistoria padrão. Além disso, terceirizar esse serviço pode ser muito mais barato e eficiente do que construir um sistema e uma metodologia do zero.
#04 – Solicite a contratação de empresas especializadas
Como trouxemos no item anterior, a terceirização da vistoria pode ser uma solução prática, rápida e econômica para transformar o seu serviço de vistoria.
Por isso, ao identificar a importância e a necessidade da padronização, mostre como essa função pode acabar tirando o seu foco do que mais importa: a relação com o cliente.
Geralmente, a terceirização é uma excelente solução para quem não tem muito tempo disponível para se dedicar às vistorias.
Além disso, as empresas especializadas possuem metodologia e tecnologia próprias, ajudando a manter um padrão de qualidade nas vistorias realizadas.
Quando se sabe o que fazer, como fazer e quais os resultados que deseja alcançar com aquela atividade, você tende a ser mais produtivo e entregar melhores resultados. Com as vistorias isso não é diferente.
Realizar uma vistoria de imóvel requer atenção, cuidado e dedicação para que tudo seja registrado com precisão. E é justamente essa versatilidade que faz com que o serviço seja executado de maneira satisfatória e com excelência.
Mas, não basta só ter essas qualidades para realizar uma boa vistoria. É preciso também investir em tempo e treinamento. E isso só é possível devido à padronização desse processo.
Agora que você já sabe como a vistoria de imóveis padronizada pode impactar nos seus resultados, chegou a hora de colocar em prática. Faça o download gratuito do Checklist de Locação e descubra se a sua operação está sendo lucrativa ou não.