Uma boa gestão de imóveis locados vai muito além da assinatura de contratos e recebimento de aluguéis. Um dos aspectos mais críticos, e muitas vezes negligenciados, é a realização de vistoria de entrada e saída.
Muitos conflitos e disputas entre locadores e locatários poderiam ser facilmente evitados com um processo rigoroso e documentado de vistorias. Por isso, vistoriar imóveis traz tranquilidade e segurança para os proprietários, inquilinos e imobiliárias.
Afinal, quando se tem um registro claro e preciso das condições do imóvel no início e no final da locação, as responsabilidades ficam bem definidas, reduzindo a possibilidade de desentendimentos e litígios.
Neste artigo, destacamos os 8 principais motivos pelos quais a sua imobiliária deve adotar vistorias de entrada e saída, mostrando como a prática pode transformar a forma como atua, além de trazer benefícios para todos os envolvidos no negócio. Confira a seguir!
1- Menos conflitos e disputas
A vistoria de entrada documenta com fotos, vídeos e descrições o estado de cada cantinho do imóvel e dos móveis — se houverem. A documentação serve como base para comparação na vistoria de saída de imóvel, evitando discussões e conflitos jurídicos sobre a responsabilidade por danos pré-existentes ou causados durante a locação.
Assim, o relatório protege o locador de prejuízos financeiros em relação a eventuais danos e desgastes, enquanto a imobiliária pode agir de forma justa e imparcial na mediação de qualquer disputa entre as partes envolvidas.
2- Preservação do imóvel
O registro das condições do imóvel incentiva o inquilino a cuidar da propriedade de maneira mais responsável e diligente. Afinal, ele sabe que será responsável por eventuais detrimentos não registrados na vistoria inicial.
Mas a preservação do imóvel também é feita pela imobiliária. Se na vistoria de entrada for detectado problemas como infiltrações ou falhas na instalação elétrica, é preciso agir rapidamente para consertar e preservar a integridade do imóvel ao longo do tempo.
3- Clareza na responsabilidade do locatário
A vistoria delimita claramente a responsabilidade do locatário em relação a manutenção e cuidado, evitando também cobranças indevidas por danos pré-existentes durante e após o período de locação.
Só para exemplificar, se um inquilino deixa o imóvel com as paredes pintadas de rosa, mas na vistoria de entrada mostra que as paredes eram, a imobiliária pode cobrar os custos da nova pintura.
4- Transparência e confiança com o inquilino
Uma pesquisa da revista Exame mostrou que 85% dos inquilinos consideram a transparência um fator importante na escolha de uma imobiliária.
A vistoria de entrada e saída, realizada de forma profissional e imparcial, demonstra o compromisso da imobiliária com a transparência e a confiança na relação com o inquilino. Assim, há a construção de um relacionamento mais positivo e duradouro, aumentando a satisfação do cliente, o que pode levá-lo a permanecer por mais tempo na propriedade.
5- Facilidade na cobrança de danos e reparos
Quando há um relatório detalhado de vistoria de entrada, a imobiliária encontra facilmente os danos causados pelo inquilino e pode cobrar os reparos necessários. O relatório serve como base para a cobrança, agilizando o processo de resolução e ressarcindo os custos de manutenção do proprietário de forma justa.
Por exemplo, imagina que um inquilino quebra uma janela durante a locação. A vistoria de saída registra o dano e a imobiliária cobra o custo do reparo do responsável pelo incidente, que já concordou com os termos de reparo quando ainda passava pelo processo inicial de locação.
6- Otimização do tempo e recursos da imobiliária
Tanto na entrada quanto na saída, a vistoria agiliza o processo de locação e a entrega das chaves. A documentação detalhada e padronizada facilita a gestão dos contratos e a resolução de eventuais problemas, economizando tempo e recursos da imobiliária.
Além disso, um estudo da consultoria McKinsey mostrou que a automatização de processos com uso de tecnologia pode reduzir em até 40% o tempo gasto em tarefas administrativas.
Por isso, no Grupo RV, além de uma equipe especializada e com padrões de atendimento, a imobiliária conta com tecnologia para acessar e compartilhar relatórios das vistorias de forma fácil e rápida, otimizando o tempo de fechamento de um negócio.
Em pouco tempo (até 48 horas), é possível ter acesso às informações sobre o estado do imóvel e contestar, se for o caso.
7- Melhoria na reputação da imobiliária
Você sabia que, segundo uma pesquisa do site Reclame Aqui, 90% dos consumidores consideram a reputação de uma empresa antes de contratar seus serviços?
Vistoriar demonstra o profissionalismo e a preocupação da imobiliária com a qualidade dos serviços prestados. Assim, se constrói uma imagem positiva no mercado, atraindo mais clientes e fidelizando os já existentes.
8- Conformidade com a Lei do Inquilinato
A Lei do Inquilinato (Lei n.º 8.245/91) estabelece que a vistoria de entrada e saída é um direito do proprietário e do inquilino. Portanto, a execução do serviço garante a conformidade com a legislação, assegurando que todas as partes cumpram suas obrigações legais, evitando problemas e multas.
E vale mencionar também que o cumprimento da exigência legal reforça o profissionalismo e a transparência da imobiliária, o que contribui para criar uma boa reputação.
Conclusão
A realização de vistorias de entrada e saída traz tranquilidade e segurança nas locações imobiliárias. É uma estratégia eficiente para evitar conflitos, preservar o imóvel, clarear responsabilidades, facilitar cobranças justas, otimizar recursos, melhorar a reputação da imobiliária e assegurar a conformidade legal.
Que tal garantir que as vistorias da sua imobiliária sejam feitas de maneira profissional e automatizada? Fale conosco e conte com nosso aplicativo exclusivo e nossa equipe experiente, detalhista e imparcial para vistoriar múltiplos imóveis.