A falta de pagamento de contas essenciais, infelizmente, é uma realidade no Brasil. Nesse contexto, ter que lidar com um inquilino inadimplente acaba sendo inevitável para as imobiliárias.
Mas, antes de nos aprofundarmos neste assunto, é importante entendermos o panorama da inadimplência no país. Segundo um levantamento feito pelo Serasa, em abril de 2022 o Brasil registrou um total de 66,13 mil pessoas em situação financeira irregular.
Além disso, 23,93% das principais dívidas mapeadas são justamente as contas básicas, como água, luz e gás. E, embora o aluguel não esteja no ranking das inadimplências, ainda cresce o número de pessoas que não conseguem manter esse pagamento por muito tempo.
Desse modo, as imobiliárias precisam estar preparadas para lidar com um inquilino inadimplente. A situação não é simples, e exige paciência e inteligência para realizar um acordo e propor soluções que sejam favoráveis para todos os envolvidos no processo.
Neste artigo vamos trazer algumas dicas de como a sua imobiliária pode reduzir conflitos e melhorar a relação com proprietário e inquilino devido a inadimplência. Vamos lá?
Mas antes, o que é a inadimplência?
A inadimplência é um estado de endividamento em que a pessoa deixa de cumprir alguma obrigação financeira. Ou seja, quando o inquilino deixa de pagar o aluguel no prazo estipulado, ele se torna inadimplente.
Para termos um pouco mais de clareza neste assunto, vale ressaltar que ter dívidas e estar inadimplente são duas situações diferentes.
Por exemplo, um parcelamento na fatura do cartão de crédito e o financiamento de uma casa são dívidas. Isso significa que são compromissos financeiros que devem ser pagos por um determinado período.
Quando esses compromissos não são cumpridos e ocorre o atraso no pagamento dessas contas, há, então, a inadimplência. E o mesmo acontece com o aluguel.
Como lidar com um inquilino inadimplente?
Ter um caso de inadimplência na sua carteira não é fácil. Por isso, é importante que você aprenda a lidar com a situação da maneira mais eficiente e positiva possível.
Muitas vezes, partir para uma ação litigiosa pode ser mais oneroso e desgastante para a imobiliária e proprietário do que um acordo amigável. Afinal, diversos fatores podem ter influenciado para que a situação chegasse até aquele ponto.
Além disso, a legislação resguarda os direitos do locatário em casos de inadimplência. Tanto a Lei do Inquilinato, quanto a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor possuem cláusulas específicas em relação à inadimplência relacionada ao aluguel.
Por exemplo, não é permitida a entrada de terceiros na residência sem a autorização do inquilino nos casos de não pagamento. Apenas uma ordem judicial pode realizar a ação de despejo. Além disso, cobranças abusivas e constrangimentos ao locatário também são proibidos.
Ainda que esses casos pareçam exceções, é importante salientar que existe sim uma proteção legal ao inquilino inadimplente.
Por isso, é importante que a imobiliária aja, de fato, como uma mediadora nesse processo, trazendo soluções pacificadoras e possibilidades de conciliação e acordo entre proprietário e inquilino.
Nos próximos tópicos separamos algumas dicas de como reduzir conflitos, melhorar o relacionamento com o proprietário e resolver de maneira assertiva uma situação de inquilino inadimplente. Confira.
1. Converse primeiro
É sempre bom lembrar que o inquilino não é seu inimigo, e sim seu parceiro. Por isso, opte prioritariamente pelo diálogo. Muitas vezes, uma conversa e um bom relacionamento podem resolver o problema de maneira rápida e sem estresse para nenhum lado.
Procure entender primeiro qual o motivo da inadimplência. Antes mesmo de fazer a cobrança, pense nas possibilidades de negociação que você pode oferecer ao locatário.
Assim, você mostra que está disposto a entender e acolher aquela situação. Sem dúvidas, essa atitude acaba favorecendo a imagem da sua imobiliária.
2. Seja flexível
Como mencionamos no primeiro item, ofereça mais de uma possibilidade de negociação. É importante entender que na situação em que o inquilino inadimplente se encontra dificilmente ele conseguirá fazer o pagamento total do valor devido.
Portanto, converse com o proprietário e alinhe com ele quais as condições de recebimento fazem sentido para ele. Depois, leve essas opções ao inquilino.
Lembre-se: o papel da sua imobiliária é ser uma mediadora nesse conflito. Além de evitar, sempre que possível, uma ação de despejo que muitas vezes pode custar mais caro que um acordo.
3. Siga as regras
Se mesmo após diversas tentativas de diálogos e acordos você não tiver sucesso, siga as regras do jogo. Observe o que está estipulado no contrato e o que diz a Lei do Inquilinato em relação aos direitos e deveres de ambas as partes, e aja de maneira assertiva.
Faça a notificação ao inquilino inadimplente, avisando que ele tem um prazo de 15 dias para desocupar o imóvel. Outra opção é aplicar uma multa de 10% do valor do aluguel.
Lembrando que a ação de despejo só pode acontecer após ordem judicial.
4. Acione as garantias locatícias
Hoje existem maneiras mais práticas e menos burocráticas de trabalhar com as garantias locatícias. Se até algum tempo atrás as opções se restringiam ao fiador e ao caução, essa não é mais a realidade.
O seguro fiança e o título de capitalização são garantias que têm revolucionado as transações de aluguel. Com uma contratação mais rápida e sem a necessidade de terceiros, o seguro para imóveis acaba se tornando uma opção acessível para evitar a inadimplência.
Essas são opções seguras e trazem mais tranquilidade para o seu negócio, proprietários e inquilinos.
5. Use a tecnologia a seu favor
Por último, use a tecnologia a seu favor. Implemente sistemas e softwares que emitam lembretes de boleto através de notificação.
Além disso, tenha uma comunicação via e-mail estruturada, fornecendo todas as informações necessárias ao inquilino. Envie mensalmente um extrato detalhado de todos os pagamentos que precisam ser feitos, e mantenha esse canal aberto para dúvidas.
Dessa forma, você ajuda o locatário a não se tornar um inquilino inadimplente e nutre um bom relacionamento com o proprietário do imóvel.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para evitar desgastes na relação entre inquilino e proprietário. Até a próxima!