Versátil, rápido e prático: o tour virtual para imobiliárias vem despontando como uma forte tendência no segmento nos últimos anos.
Neste artigo, vamos te apresentar um pouco do cenário do tour virtual hoje. Veja o que você vai encontrar aqui:
✅ O que é e como funciona o tour virtual para imobiliárias?
✅ Como aproveitar esse serviço para focar na experiência do cliente?
✅ Tour virtual e o novo consumidor
✅ Use o tour virtual para alavancar os resultados da sua imobiliária
Bastante impulsionado pelas restrições provocadas pela pandemia, esse serviço tem se mostrado uma maneira das imobiliárias e corretores de imóveis trazerem inovação e mais facilidade para seus clientes.
Provavelmente você já ouviu falar nesse serviço, ou em tour 360º. Isso porque eles não são uma novidade quando o assunto é tecnologia. O Facebook, por exemplo, permite a publicação de fotos 360º desde 2016.
Mas, para o segmento imobiliário, esse serviço ainda é pouco explorado. Segundo uma pesquisa recente feita pela Capterra, 40% dos entrevistados teriam adquirido o serviço de tour virtual caso ele estivesse disponível no momento da compra ou locação do imóvel.
Esse dado mostra não só o potencial que o serviço tem no segmento. Ele também é um indicador de como a sua imobiliária pode estar deixando de fechar contratos por não proporcionar ao cliente experiências otimizadas e personalizadas.
Entenda como ele se transformou em uma ferramenta potente para negociações e de quais maneiras a sua imobiliária pode aproveitar esse serviço. Boa leitura!
O que é e como funciona o tour virtual para imobiliárias?
Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é importante trazermos a definição do que é e como ele funciona no caso das imobiliárias.
Em linhas gerais, ele é uma ferramenta tecnológica que permite com que as pessoas visualizem o imóvel direto no site da imobiliária, de maneira 360º. E o que isso significa? Que é possível simular uma visita presencial à distância.
Cada vez mais vemos as novas tecnologias abraçando a urgência de resolver problemas práticos do cotidiano. Por exemplo, imagine que você vai mudar de cidade e precisa alugar um imóvel.
Sabemos que por mais detalhadas que sejam as fotografias, elas não exprimem, de fato, o estado real do imóvel. Com o tour virtual você pode andar entre os cômodos, analisar cada detalhe de pertinho e simular com perfeição uma visita presencial.
Se para os clientes esse serviço facilita o processo de locação ou compra de um imóvel, para as imobiliárias ele passa a ser uma porta de entrada para conquistar um público mais amplo.
Sem a limitação física e geográfica da visita presencial, a tecnologia proporcionada pelo tour virtual permite que hoje imobiliárias de todos os portes possam ter capilaridade nacional.
Além disso, há ganho considerável em relação à experiência do cliente. Ao facilitar o processo de compra ou locação, a imobiliária pode gastar mais tempo na negociação e no atendimento, garantido uma transação de sucesso.
Como a sua imobiliária pode aproveitar esse serviço para focar na experiência do cliente?
Na pesquisa realizada pela Capterra, 5 em cada 10 consumidores tiveram uma experiência de tour virtual antes da decisão de compra.
Se pensarmos esse número de maneira macro, podemos concluir que oferecer esse tipo serviço pode dobrar as chances de fechar um contrato com sucesso.
Embora essa seja uma amostragem pequena, é um indicador valioso de como a tecnologia e a modernização estão impactando diretamente as relações comerciais – em todos os segmentos. Além disso, o tour virtual não precisa se restringir apenas ao imóvel que será locado ou vendido.
Você pode aproveitar a tecnologia disponível para fazer imagens 360º da vizinhança, áreas comuns do condomínio e outros detalhes externos que podem ajudar o consumidor na tomada de decisão.
Com as ferramentas certas, você pode se aproximar ainda mais do seu potencial cliente, oferecendo praticidade e economia.
Tour virtual e o novo consumidor: mais facilidade para alugar ou comprar um imóvel
Mais seletivos com o que gastam seu tempo, os novos consumidores estão sempre em busca de ferramentas e aplicativos que facilitem o seu dia a dia. E no segmento imobiliário não é diferente.
Além disso, uma boa experiência durante o processo de compra ou aluguel de imóvel aumenta as chances de uma decisão positiva. É o que diz uma pesquisa feita pela PWC em 2018. O estudo mostra que 89% dos brasileiros consideram a experiência essencial na hora de decidir pelo que comprar.
Esse índice se comprova quando olhamos para o CX Trends 2022, feito pela Opinion Box e a Octadesk. Conforme os dados levantados, a cada 3 pessoas que decidem consumir algo, 2 desistem devido a uma experiência ruim.
Trazendo para a realidade da locação e venda de imóveis, a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) fez uma pesquisa recente em que 48% dos entrevistados consideram que encontrar o imóvel ideal é uma das etapas mais complicadas de todo o processo de compra.
Embora cada um desses dados tragam perspectivas diferentes, eles apresentam um elo em comum: tecnologia, experiência e facilidade são a nova tônica do consumidor atual.
Desse modo, o tour virtual se torna um catalisador de todas essas características.
Antes de seguirmos para alguns exemplos práticos de como a sua imobiliária pode usar esse serviço como um diferencial competitivo, elencamos alguns benefícios dessa ferramenta:
- Praticidade na hora de apresentar as características do imóvel;
- Mais qualidade na apresentação do imóvel;
- Permite que mais pessoas visitem o imóvel, trazendo uma dinâmica maior ao processo, menor custo ao corretor, e agilizando as negociações;
- Imóveis anunciados com tour virtual recebem mais visitas na página de divulgação do que imóveis sem ele.
Como usar o tour virtual para alavancar os resultados da sua imobiliária
Como vimos, o tour virtual além de ser uma ferramenta prática para os clientes, também traz inúmeros benefícios para a imobiliária.
Para exemplificar um pouco mais essa questão, preparamos 3 situações em que você pode usar o tour virtual como uma estratégia de negócio, para se diferenciar no mercado e conquistar mais clientes.
1. Conquiste clientes que moram em outras cidades
Essa é uma das suas principais vantagens. Inclusive, já trouxemos um exemplo anteriormente, do caso de um cliente que mora em outra cidade e precisa alugar ou comprar um imóvel fora dali.
Claro que a visita presencial é importante e relevante na tomada de decisão. Mas, ao oferecer a opção do tour virtual a esse cliente, você abre um canal de comunicação mais eficaz, entendendo melhor que tipo de imóvel ele está buscando e personalizando a experiência que ele terá com você.
Além disso, nesse caso, ele ainda traz uma economia tanto para o cliente quanto para a imobiliária, uma vez que ambos não precisam gastar com deslocamentos para a visitação de diversos imóveis.
Você pode fazer o filtro inicial de maneira online e depois agendar apenas as visitas aos imóveis que estejam mais próximos ao que o cliente deseja.
2. Agregue detalhes na divulgação do imóvel
Uma reclamação recorrente de quem busca imóvel para alugar ou comprar é a incompatibilidade do imóvel apresentado nas fotografias em relação à realidade.
Para entender melhor esse ponto, é preciso reforçar que a fotografia – ainda que tirada de diversos ângulos – não consegue transmitir o mesmo nível de riqueza de detalhes que um tour 360º.
Isso porque ela não permite com que você tenha uma visão do todo, o que acaba produzindo uma percepção fragmentada em relação àquele imóvel.
Por outro lado, o tour virtual permite uma experiência mais completa. Sendo assim, é possível uma imersão em detalhes do imóvel, como a conexão entre os cômodos, por exemplo.
3. Reduza o tempo de locação e/ou compra de um imóvel
Não há dúvida de que o tour virtual possibilita uma tomada de decisão mais rápida. Ainda que ele também opte pela visita presencial, ela será mais produtiva e eficiente porque o cliente já teve um primeiro contato o imóvel.
Além disso, você consegue oferecer um atendimento mais personalizado, entendendo quais são as características específicas que aquela pessoa procura.
Essas são apenas algumas situações em que o tour virtual pode ajudar a sua imobiliária a crescer. Além disso, é possível encontrar muitas outras oportunidades para utilizá-lo como diferencial competitivo.
O importante é saber identificar quando a tecnologia pode facilitar, melhorar, otimizar e até mesmo acelerar a locação ou venda de um imóvel.
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