Quando falamos do futuro das imobiliárias é inevitável não pensar em transformação digital. Nos últimos anos, diversos segmentos precisaram mudar e se adaptar a uma nova realidade. E com o mercado imobiliário não foi diferente.
Esse contexto foi mais acelerado a partir de 2020, como uma consequência direta da pandemia pela qual o mundo atravessou. O que antes era apenas um diferencial competitivo, agora tornou-se uma engrenagem essencial para as imobiliárias.
De acordo com uma pesquisa recente feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 22% das pessoas que buscam por imóveis, negociam com um corretor de maneira online. Além disso, 29% dos entrevistados procuram informações sobre o imóvel na internet.
Esses dados mostram a relevância que o digital tem no mercado imobiliário, principalmente quando falamos da relação com os clientes. Hoje, a praticidade nas transações comerciais é um diferencial importante para empresas que desejam elevar sua competitividade.
Neste artigo, vamos trazer um panorama sobre o futuro das imobiliárias. O que mudou e quais são as tendências para os próximos anos? De que maneira a digitalização está impactando negócios já consolidados?
Continue a leitura e saiba se a sua imobiliária está preparada para essa mudança!
O futuro das imobiliárias: conheça as principais tendências do mercado
A digitalização se tornou um importante movimento de transformação. Tradicionais ou não, imobiliárias de todos os portes já estão sentindo o impacto disso nas suas operações. Principalmente, no relacionamento com o cliente.
A alta demanda por um ecossistema de inovação, liderado pelas construtechs e protechs, é uma mostra de como as imobiliárias precisam começar a repensar a sua maneira de fazer negócio. O que não significa que é preciso fazer uma migração 100% para o digital.
Pelo contrário, o que se propõe é um equilíbrio entre o online e offline, colocando o cliente como centro nas transações imobiliárias. Nesse novo contexto, a experiência e a jornada até a aquisição do imóvel se tornaram mais relevantes.
Em uma pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com a Abrainc, a maioria dos entrevistados respondeu que a internet é a principal porta de entrada para o início do processo de compra ou aluguel de imóveis.
Na sequência, estão os corretores e as imobiliárias. Esses dados mostram como a presença digital é essencial hoje para o segmento.
É nesse contexto que as principais tendências para o mercado imobiliário estão se configurando. A transformação digital, aliada às novas tecnologias, veio para otimizar os serviços das imobiliárias.
Um exemplo disso é a desburocratização do processo de negociação e vendas. Além de encurtar o tempo para a locação ou compra de um imóvel, é possível também construir uma relação mais transparente e segura com o cliente.
Destacamos algumas das principais tendências que vão marcar o futuro das imobiliárias. Confira
01. Experiência do Cliente
Mais do que um diferencial competitivo, a experiência do cliente é hoje uma das principais preocupações das imobiliárias.
Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada importante para garantir a satisfação do consumidor e a qualidade nos serviços. Um exemplo disso é que, cada vez mais, surgem softwares focados em facilitar a aquisição de imóveis.
Além disso, o corretor passa a ter um papel fundamental nesse processo. Ele deixa de focar só na venda, para se especializar e se aprofundar no relacionamento com o cliente.
Outro diferencial importante nessa experiência, é trazer cada vez mais a tecnologia para a rotina do cliente. Por isso, ter serviços como tour 360º e a visita digital no hall de produtos da imobiliária, pode ser bastante rentável para o negócio.
Principalmente, porque essas tecnologias ajudam a otimizar o tempo do consumidor, e agregam mais valor a experiência que ele terá durante a compra ou aluguel do imóvel.
Essas mudanças fazem com que as imobiliárias dediquem mais tempo para entender as necessidades do seu público, e serem mais assertivas no processo de conversão.
02. Esteira Digital
Da escolha do imóvel a assinatura do contrato. Com a esteira digital o cliente realiza todas as operações necessárias na palma da mão. Já as imobiliárias ganham em economia de tempo e praticidade nas negociações.
Além disso, a esteira digital permite maior transparência e segurança nas transações imobiliárias. Todo processo é registrado em um só lugar, e essa é uma das tendências que vem para revolucionar a prestação de serviço desse segmento.
03. Facilidade na aquisição de imóveis
Outra tendência que marca o futuro das imobiliárias é a facilidade para a aquisição de imóveis. Hoje, praticamente não existem mais barreiras para quem deseja adquirir um imóvel.
Mais agilidade na análise de crédito, dispensa de fiador, assinatura digital com respaldo jurídico são apenas alguns exemplos de como a transformação digital impacta as imobiliárias.
04. Assinatura Eletrônica
A assinatura eletrônica com validade jurídica é um dos principais benefícios proporcionados pela digitalização dos processos imobiliários.
Por muitos anos foi preciso gastar tempo com deslocamentos e lidar com inúmeros papéis e documentações para finalizar uma operação de venda ou locação. Agora, tudo pode ser feito online, de maneira descomplicada e rápida.
Vantagem para as imobiliárias, que conseguem ter mais capilaridade e agilidade no atendimento. Benefício também para o cliente, que economiza tempo e tem mais segurança na sua aquisição.
05. Mais transparência nas transações imobiliárias
Com consumidores mais exigentes e criteriosos, as imobiliárias precisaram se adaptar a essa nova realidade. Hoje, com a digitalização e o fácil acesso à informação, quem compra ou aluga um imóvel preza pela transparência em todas as etapas da negociação.
Além disso, esse novo consumidor está muito mais atento aos detalhes das transações imobiliárias. Por isso, investir em serviços como vistorias técnicas e imparciais na hora vender ou alugar, é fundamental para garantir a segurança a todos os envolvidos.
Imobiliárias digitais x tradicionais: o que muda com a digitalização de processos
A transformação digital no mercado imobiliário é, antes de tudo, uma mudança de paradigma. E aqui não estamos falando apenas da inserção de novas tecnologias ou da digitalização de serviços. É preciso ter um novo olhar sobre como as relações entre imobiliária e cliente se constroem.
Isso exige adaptação e um esforço das imobiliárias tradicionais em entender que muito do que se fazia antes já não funciona mais.
Em um mundo hiper conectado, com experiências de compra ágeis e a facilidade de resolver tudo com poucos cliques, rever processos é uma etapa crucial para imobiliárias que buscam sua entrada no digital.
É preciso fazer um diagnóstico completo de todos os seus processos atuais e identificar onde a digitalização e automação se faz necessária. Perceba que não basta apenas inserir novos softwares e aplicativos na rotina de trabalho.
Sem processos bem estruturados e desenvolvidos conforme o mindset digital, a transformação da sua imobiliária não vai acontecer.
O futuro das imobiliárias não depende exclusivamente de ferramentas digitais. Ele está relacionado a tomadas de decisões estratégicas, que envolvem a experiência do cliente, a otimização de processos e soluções inovadoras para seus produtos e serviços.
O futuro das imobiliárias e a transformação digital
Cada vez mais as pessoas estão buscando maneiras de facilitar suas rotinas. Um exemplo disso é que mesmo aqueles que não são nativos digitais já preferem processos simplificados, serviços personalizados e agilidade na compra.
Além disso, temos um consumidor que valoriza as facilidades proporcionadas pelas empresas. Diante desse cenário, é inegável que o futuro das imobiliárias está conectado ao processo de transformação digital.
Inovação, tecnologia e experiência do cliente: esse é o tripé necessário para que as imobiliárias entrem de vez no futuro digital.
Agora que você já está por dentro das principais tendências de digitalização para o segmento, você sabe qual é a maturidade digital da sua imobiliária? Faça o teste abaixo e descubra!
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